top of page

Reportagem HQ

Paz

Sabrina Cristo

Debate

Aline Lüdtke

 

Imagine que sua casa – a que herdou de seus pais e na qual você cresceu – é invadida por pessoas que dizem ser os descendentes de quem a construiu. Provavelmente, seu primeiro impulso seria mostrar-lhes a escritura do imóvel, e, na pior das hipóteses, acionar a polícia.

Vítima e Agressor

Tempos de diferença

The New York Times

Thamires Mattos

 

Ao obedecer à ordem de seu fundador, o The New York Times segue a visão de que todos os pontos de vista de uma notícia são válidos, e, por isso, devem ser publicados - até mesmo quando os conflitos pautados envolvem a nação de seus ancestrais.

Análise

Os desiformantes

Editorial

... Nosso trabalho não deve ser potencializar gritos e bravatas, nosso trabalho consiste em pavimentar o caminho do esclarecimento. Um esclarecimento que gere mobilização e sensatez. Nós não confundimos, nos infundimos conhe-cimentos, certezas....

 

 

Debate

Luiz Gustavo Santos

 

Faixa de Gaza, sinônimo de guerra. Uma facção não proporcional dá conta de bagunçar todo um país e joga a culpa para o outro lado do muro. E ainda se sabe que o vizinho pode varrer essa facção do mapa.

O perigo não mora ao lado

Entrevista

Nathália Lima e Thamires Mattos

 

Conflitos no Oriente Médio não assuntam mais ninguém. No entanto, compreender os reais motivos da guerra entre palestinos e israelenses, para quem está longe, é tarefa difícil. Especialmente quando a mídia faz um trabalho “porco” e não publica a história de maneira factual e informativa. Quando se vive a realidade de guerra – neste caso, nas redondezas da Faixa de Gaza -, fica menos complicado falar abertamente sobre o assunto. Qualid Hamdadou é professor e jornalista na Argélia. Trabalha como freelancer e participa da cobertura de guerra entre palestinos e israelenses....

Tudo o que vai deve voltar

Análise

Nathália Lima

 

As divergentes opiniões de um veículo de comunicação que, deveras, se deixa levar por interesses ainda não conhecidos explicitamente. Será este o verdadeiro propósito do jornalismo?

Conflito visto (e escondido) de perto

AlJazeera

Análise

Jornalismo ou Publicidade?

Emanoel Junior

 

O Estadão transparece uma despreocupação com o conhecimento de seu leitor quando não se aprofunda corretamente em relação ao conflito israelo-palestino. Além disso, senta e aplaude a imprensa internacional ao invés de produzir conteúdo

Estadão

Análise

Metodologia "BBCiana" da neutralidade

Daniela Fernandes

 

Um jornalismo de qualidade requer alguns critérios de execução. O uso das técnicas de redação pode proporcionar ao leitor, ouvinte e/ou telespectador a máxima fidelidade à informação.

BBC

Emanoel Junior

 

Com suas cinco câmeras quebradas, o jovem Emad expõe, de maneira lúdica, a visão dos palestinos sobre Israel e prova que nem tudo é vitimismo. Com uma qualidade rústica, “5 Câmeras Quebradas” parece ter estratégias hollywoodianas de dramaturgia

Vida palestina só para baixinhos

Sessão Cultural

Thamires Mattos

 

Se narrar a história de pessoas em guerra já é um desafio, Joe Sacco levou isso a outro patamar: contou tudo durante uma guerra, com o formato de história em quadrinhos. Os palestinos ganharam "voz" através de seus desenhos e narrações.

Gaza é lugar de gente

Sessão Cultural

VideoCast

EDITORIAL

Crônica

O Inimigo do Sol e o Dano Colateral

Daniela Fernandes

 

Utopia ou não, o futuro árabe-israelense pode estar na mão da sociedade civil jovem.

Reportagem

Dois lados distintos - Israel e Palestina - convergem suas ideias quando o assunto é a paz. Mas as divergências ideológicas, o extremismo e a falta de medidas eficazes internacionais sobrepõem os discursos pacíficos

 

Análise

Guerra e paz

Da redação

 

Ler a cobertura de Carta Capital sobre os conflitos no Oriente Médio, especificamente, o caso entre Judeus e palestinos me remete ao clássico Guerra e Paz de Tolstoi. Um lugar onde nada é passível de escolha, tudo é determinismo histórico...

Carta Capital

Estado de paz

A busca por um

Análise

Mais do mesmo

Luiz Gustavo Santos

 

A central de jornalismo pertencente a segunda maior rede de televisão comercial do mundo, Rede Globo, não deixa vir à tona informações significativas sobre o que acontece na maior guerra étnica da atualidade.

Globo

SEMANA - A gente comenta!

Nathália Lima

Emanoel Junior

Aline Lüdtke

Daniela Fernandes

Eduardo Campos e as Selfies

William Boner e os presidenciáveis

Campanha do gelo?

Política brasileira: duelo de egos?

Daniela Fernandes

Fim dos jornais?

Thamires Mattos

Secret - app

Luiz Gustavo dos Santos

O Direito de dizer

Andréia Moura

Luiz Gustavo dos Santos

Reportagem

Debate

Análises

JHQ

Entrevista

Sessão Cultural

Especial

Cabeças duras

Ruben Holdorf

 

Cada vez que leio, assisto ou ouço alguma explicação a respeito dos conflitos entre israelenses e palestinos, pergunto-me de que galáxia vem esses pretensos intelectuais que poluem a mídia e qual foi a base formativa de seu conhecimento geopolítico..

Análise

Militantes da paz?

Aline Ludtke

 

A postura da rede norte-americana CNN é incontestável: "SOMOS PRÓ-ISRAEL". O lema se estampa em todos os conteúdos produzidos a respeito da temática.

bottom of page